Muitos não sabem, mas existe uma área na psicologia chamada Psicologia do Trânsito. Nessa área é estudado como as pessoas (motoristas e pedestres) agem no trânsito. Aqui irei mostrar uma rápida linha do tempo do trânsito e da psicologia no Brasil.
Ano/Data/ Período
Importante |
Acontecimento |
1862 |
Começaram a circular os
primeiros bondes a vapor,
no Rio de
Janeiro, substituindo a
força animal, por
iniciativa de Thomas Cochrane,
que, para tal,
criou a Companhia
de Carris de
Ferro da Cidade à Boa
Vista. |
1884 |
Criação do bonde
“caradura”, ou “taioba” |
1891 |
Os primeiros
automóveis chegaram ao território brasileiro, os
automóveis eram movidos a vapor e estavam
ligados a um carro destinado a acomodar
os passageiros. |
1892 |
O
primeiro bonde elétrico
do Brasil que teve
sua apresentação e
entrada em serviço
em outubro de 1892. |
1897 |
No Rio de
Janeiro, o ativista José do Patrocínio
importou da França um automóvel modelo
Serpollet, ele emprestou seu carro para o poeta
Olavo Bilac, que provocou o primeiro
acidente de trânsito no Brasil ao perder
o controle do veículo e colidir com
uma árvore. |
1906 |
Primeiras
regras para a concessão de licenças para
dirigir Se
adotou no país o exame obrigatório para
habilitar motoristas |
1908 |
Foi introduzido o primeiro serviço regular de
ônibus a gasolina do Brasil, em comemoração
aos 100 anos da abertura dos portos
por D. João VI, no Centro do
Rio de Janeiro |
Primeira metade do século XX |
A psicologia do trânsito surgiu no
Brasil |
Década
de 1940 |
Início da avaliação
de condutores, período considerado gerador das
condições iniciais para um desenvolvimento da
psicologia como ciência e profissão Criação da Companhia Municipal de
Transporte Coletivo (CMTC) em São Paulo Instalou-se
o serviço psicológico destinado à seleção de
condutores de veículos. Instituições importantes foram criadas
no cenário da pré-constituição da formação em
psicologia no Brasil |
28
de janeiro de 1941 |
O
primeiro Código Nacional de Trânsito foi
instituído pelo Decreto-Lei n. 2.994, e
disciplinava a circulação de veículos
automotores de qualquer natureza nas vias
terrestres abertas à circulação pública |
5 de agosto de 1946 |
O Decreto n. 9.545 que
tratava da habilitação e do exercício da
atividade de condutor de veículos automotores,
indicava que há necessidade de realização
de “exame psíquico”, com base em um
“conjunto de testes”, ainda que sem
caráter eliminatório |
1951 |
Instituto
de Seleção e Orientação Profissional
(ISOP), da Fundação Getúlio Vargas, no
Rio de Janeiro, sob a direção de
Myra y López, começou a examinar os
candidatos para obtenção da Carteira
Nacional de Habilitação por meio de entrevistas,
provas de aptidão e personalidade, estimulado
pelo Decreto-Lei n. 9.545/1946, que
previa os exames físicos e mentais para
condutores amadores e profissionais. |
Agosto de 1962 |
A
profissão e o curso de psicologia foram regulamentadas no Brasil |
16
de janeiro de 1968 |
O
Sistema Nacional de Trânsito foi
efetivamente regulamentado pelo Decreto-Lei n. 62.127
determinando que cada estado do Brasil
criasse seu Departamento de Trânsito (Detran) |
1970 |
A edição
da Resolução n. 432, de 16 de
julho de 1970, que regulamentou a
obrigatoriedade dos exames psicotécnicos em
todo o território nacional. O
cenário de produção de estudos e
pesquisas científicas em psicologia do trânsito
acentuou-se nessa década, bem como a inserção
de psicólogos em instituições do Estado,
em empresas, escolas, penitenciárias, hospitais,
universidades e clínicas privadas. |
1980 |
Ampliou-se
a divulgação das pesquisas e experiências em psicologia
do trânsito em periódicos especializados
em psicologia |
1997 |
Foi
criado Código Brasileiro de Trânsito |
1999 |
I
Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito,
mostrando a necessidade dos Conselhos Federais e Conselhos Regionais
de Psicologia em contribuir para a elaboração de
diretrizes para as políticas sobre mobilidade e normatizações sobre
o trabalho dos psicólogos na área do trânsito |
2004 |
Ocorreu
o VI Congresso Nacional de Psicologia
do Trânsito, dessa vez em Campo Grande. A Organização das Nações Unidas
(ONU) e a Organização Mundial de
Saúde (OMS) estabeleceram comotema central o
enfrentamento aos acidentes de trânsito,
que passaram, oficialmente, a ser vistos
como uma espécie de pandemia. |
2008 |
Passou a ser
obrigatório que o psicólogo perito examinador
de trânsito possua título de especialista
em psicologia do trânsito, reconhecido pelo
Conselho Federal de Psicologia, ou ter
concluído o curso de capacitação para
psicólogo perito examinador de trânsito |
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