11 novembro 2022

Linha do Tempo da Psicologia do Trânsito no Brasil

     Muitos não sabem, mas existe uma área na psicologia chamada Psicologia do Trânsito. Nessa área é estudado como as pessoas (motoristas e pedestres) agem no trânsito. Aqui irei mostrar uma rápida linha do tempo do trânsito e da psicologia no Brasil.

 

Ano/Data/ Período Importante

Acontecimento

1862

Começaram a circular  os  primeiros  bondes  a vapor,  no  Rio  de  Janeiro,  substituindo  a  força  animal,  por  iniciativa  de Thomas  Cochrane,  que,  para  tal,  criou  a  Companhia  de  Carris  de  Ferro  da Cidade  à  Boa  Vista. 

 

1884

Criação  do  bonde  “caradura”,  ou  “taioba” 

1891

Os  primeiros  automóveis  chegaram  ao  território  brasileiro, os  automóveis  eram  movidos  a  vapor  e  estavam  ligados a  um  carro  destinado  a  acomodar  os  passageiros.

1892

O  primeiro  bonde  elétrico  do  Brasil que  teve  sua  apresentação  e  entrada  em  serviço  em  outubro  de 1892.

1897

No  Rio  de  Janeiro,  o ativista  José  do  Patrocínio  importou  da  França  um  automóvel  modelo Serpollet, ele emprestou seu carro  para  o  poeta  Olavo  Bilac,  que  provocou  o  primeiro  acidente  de trânsito  no  Brasil  ao  perder  o  controle  do  veículo  e  colidir  com  uma árvore. 

1906

Primeiras  regras para  a concessão  de  licenças  para  dirigir

 

Se  adotou no  país  o  exame  obrigatório  para  habilitar  motoristas

1908

Foi introduzido o primeiro serviço regular de ônibus  a  gasolina  do  Brasil,  em  comemoração  aos  100  anos  da  abertura dos  portos  por  D.  João  VI,  no  Centro  do  Rio  de  Janeiro

Primeira metade do século XX

A psicologia do trânsito surgiu no Brasil

Década  de  1940 

Início da avaliação de condutores, período  considerado  gerador  das  condições  iniciais  para  um desenvolvimento  da  psicologia  como  ciência  e  profissão

 

Criação da Companhia Municipal de Transporte Coletivo  (CMTC)  em  São  Paulo

 

Instalou-se o serviço psicológico destinado  à  seleção  de  condutores  de  veículos.

 

Instituições importantes foram criadas no cenário da  pré-constituição  da  formação  em psicologia  no  Brasil

 

28  de  janeiro  de  1941

O primeiro  Código  Nacional  de  Trânsito  foi  instituído  pelo  Decreto-Lei  n. 2.994, e  disciplinava  a  circulação  de  veículos automotores  de  qualquer  natureza  nas  vias  terrestres  abertas  à  circulação pública

5  de  agosto  de  1946

O Decreto  n.  9.545  que  tratava  da  habilitação  e do  exercício  da  atividade  de  condutor  de  veículos  automotores, indicava que  há  necessidade  de  realização  de  “exame  psíquico”,  com  base  em  um “conjunto  de  testes”,  ainda  que  sem  caráter  eliminatório

 

1951

Instituto  de  Seleção  e  Orientação  Profissional  (ISOP),  da  Fundação Getúlio  Vargas,  no  Rio  de  Janeiro,  sob  a  direção  de  Myra  y  López, começou  a  examinar  os  candidatos  para  obtenção  da  Carteira  Nacional  de Habilitação  por  meio  de  entrevistas,  provas  de  aptidão  e  personalidade, estimulado  pelo  Decreto-Lei  n.  9.545/1946,  que  previa  os  exames  físicos  e mentais  para  condutores  amadores  e  profissionais. 

Agosto de 1962

A profissão e o curso de psicologia foram regulamentadas no Brasil

16  de  janeiro  de  1968

O  Sistema  Nacional  de  Trânsito  foi  efetivamente  regulamentado  pelo Decreto-Lei  n.  62.127 determinando  que  cada estado  do  Brasil  criasse  seu  Departamento  de  Trânsito  (Detran)

1970

A  edição  da  Resolução  n.  432,  de  16  de  julho  de  1970, que  regulamentou  a  obrigatoriedade  dos exames  psicotécnicos  em  todo  o  território  nacional.

 

O  cenário  de  produção  de  estudos  e  pesquisas  científicas  em  psicologia do  trânsito  acentuou-se  nessa década,  bem  como  a  inserção de  psicólogos  em  instituições  do  Estado,  em  empresas,  escolas, penitenciárias,  hospitais,  universidades  e  clínicas  privadas. 

 

1980

Ampliou-se a divulgação das pesquisas e experiências em psicologia  do  trânsito  em  periódicos  especializados  em  psicologia

1997

Foi criado  Código  Brasileiro  de  Trânsito

1999

I Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito, mostrando a necessidade dos Conselhos Federais e Conselhos Regionais de Psicologia em contribuir para a elaboração de diretrizes para as políticas sobre mobilidade e normatizações sobre o trabalho dos psicólogos na área do trânsito

 

2004

Ocorreu  o  VI  Congresso  Nacional  de  Psicologia  do  Trânsito,  dessa  vez  em Campo  Grande. 

 

A Organização das Nações Unidas (ONU)  e  a  Organização  Mundial  de  Saúde  (OMS)  estabeleceram   comotema  central  o  enfrentamento  aos  acidentes  de  trânsito,  que  passaram, oficialmente,  a  ser  vistos  como  uma  espécie  de  pandemia.

2008

Passou a ser obrigatório que o psicólogo perito examinador  de  trânsito  possua  título  de  especialista  em  psicologia  do trânsito,  reconhecido  pelo  Conselho  Federal  de  Psicologia,  ou  ter concluído  o  curso  de  capacitação  para  psicólogo  perito  examinador  de trânsito

 

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