Na
abordagem humanista Carl Rogers acreditava que nós devemos incentivar o
desenvolvimento e encorajar os seres. Mas para isso deve ser algo natural e não
condicionado, pois para o indivíduo se desenvolver é preciso que ele saiba ter
autocrítica, pois a partir desse momento o ser humano vai pensar "eu sou
capaz de fazer isso?" Se a resposta for negativa, é nesse momento que o
psicólogo entra em cena e diz "você acha que esse pensamento está
certo? Por quê você não conseguiria fazer?" Isso faz com que a criança
pare e pense que talvez seus pensamentos só estejam a enganando.
"Na abordagem humanista
temos a condição essencial que é aceitação positiva incondicional, é a
capacidade do terapeuta aceitar sem criticas, julgamentos qualquer situação que
vinher do seu cliente. Ela pressupõe que o terapeuta tenha abertura e acolha
seu cliente. Temos também a empatia, que é tentar entender o mundo do outro.
E por último a congruência que é uma habilidade que o terapeuta
aceita a si próprio, quando o terapeuta se entende e se aceita, assim ele se
torna mais autêntico e verdadeiro, com isso é mais fácil manter uma comunicação
com seu cliente." (PROVEDEL, 2019)
Os
psicólogos humanistas são aqueles que estão
"interessados naquelas capacidades e
potencialidades humanas que não encontram uma consideração sistemática nem na
teoria positivista ou behaviorista, nem na teoria psicanalítica clássica, tais
como criatividade, amor, self, crescimento, organismo, necessidades básicas de
satisfação, auto-realização, valores superiores, transcendência do ego,
objetividade, autonomia, identidade, responsabilidade, saúde psicológica, etc.”
(MASLOW, 1957 apud BOAINAIM).
Com isso
podemos ver que na abordagem humanista não há o enfoque na patologia, mas no
desenvolvimento do indivíduo, nas capacidades e as potencialidades que ele tem
e pode vim a ter. O ser humano é livre e não uma marionete que deve fazer o que
a sociedade diz e nem se apegar a um diagnóstico que não a resume, naturalmente
o homem é bom e sem problemas, mas o que o muda é a sociedade, é a família e os
amigos que entram em sua vida. É um pensamento romântico e positivista demais? É, mas também é um grande fato que as
influências nos corrompem e só voltamos ao que éramos antes dessas influências, se quisermos mudar.
Muitos pais
se perguntam "quando devo levar meu filho a uma terapia?" É importante salientar que não devemos levar
uma criança por qualquer motivo a uma psicoterapia, segundo a psicóloga Violet
Oaklander (1980) "os pais precisam ser de uma certa forma terapeutas em
casa, assim as intervenções devem ser feitas em casos que sejam necessários
orientar os pais, para que assim os pais consigam resolver os conflitos dos
filhos." Por exemplo: em casos que a criança não se comunica; com
agressividade; com choro sem motivos aparentes; um provável atraso cognitivo e
etc.
Numa
abordagem humanista é muito importante se olhar o indivíduo e dá espaço a seus
sentimentos e vontades, as falas e sentimentos nunca devem ser invalidados, é
importante o psicólogo se por numa posição empática, assim o cliente terá a
possibilidade de se conhecer, ver seus potenciais e se realizar. Como se trata
de uma psicoterapia infantil (Ludoterapia) a posição do psicólogo e cliente se
torna mais delicada, a criança possui fragilidades, desconfianças e um maior
apego a pessoas que ela termina criando vínculos.
Muitas
vezes a criança vai chegar na Ludoterapia com vários documentos como relatórios
médicos e registros escolares, é muito importante que o profissional de
psicologia não foque nesses documentos como uma verdade absoluta, o
profissional deve observar a criança em todas as sessões, pois é provável que
ela apresente algo que não foi visto por outros profissionais (MONTEIRO et al.,
2015). Muitas vezes a criança não vai querer transparecer o que sente aos pais
por medo de julgamentos, no colégio talvez seja por vergonha ou porque se sente
reprimida ou até mesmo desconfortável com as pessoas ao seu redor.
A Ética
num Atendimento Humanista
Para Carl
Rogers, a Ética humanista está baseada no respeito e cuidado.
No
humanismo não se usa o termo paciente e sim cliente.
Falamos
de potencialidade, temos um pensamento otimista, a pessoa precisa de cuidado,
mas olhamos o potencial que ela possui.
Na
psicologia humanista se dá aconselhamento que é diferente de conselho, nós
orientamos para a "criação e desenvolvimento de novas formas de
estabelecer a saúde psíquica e promover o desenvolvimento dos melhores
potenciais humanos." (BOAINAIM, 2018)
Referências:
BOAINAIM, Elias. A psicologia
humanista. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://gruposerbh.com.br/textos/artigos/artigo23.pdf&ved=2ahUKEwiHgOeI3qr7AhXnppUCHWksCGIQFnoECBUQAQ&usg=AOvVaw08aPhLH1vDVgUI-HbfSEpb
Acesso em: 06 de nov. 2022
MONTEIRO, Thais et al. Psicoterapia
Infantil na Abordagem Centrada na Pessoa. (En)Cena – A Saúde Mental em
Movimento, 2015. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/encenasaudemental.com/comportamento/insight/psicoterapia-infantil-na-abordagem-centrada-na-pessoa-acp-possibilidades-e-desafios/amp/
Acesso em: 06 de nov. 2022
PROVEDEL, Daniela. O que é
psicoterapia na abordagem humanista? Disponível em:
<https://youtu.be/I6JzqmLr5M8> Acesso em: 11 de nov. 2022
Sem comentários:
Enviar um comentário