De acordo com o site Porvir (2014), provas e testes podem ajudar muito uma criança no parâmetro intelectual, porém só isso não a prepara para a vida, é necessário que a criança aprenda a ter habilidades para controlar suas emoções, para alcançar objetivos, demonstrar empatia e saber criar relações saudáveis, para que isso ocorra deve ser inserido as competências socioemocionais na educação. A partir disso pensamos “Como podemos alcançar isso?” É necessário que o professor saia da sua posição tradicional e estimule discussões que levem a criança a refletir sobre a vida, que a faça se abrir para novas experiências e a ser mais cooperativo com os colegas, para simplificar, podemos dizer que o professor de geografia está dando aula sobre a área rural, ele pode usar esse assunto para ensinar as crianças como ter relações é importante, pois sabemos que para um produtor do campo crescer, é necessário que várias pessoas trabalhem juntas e cooperem.
Também é possível aplicar jogos como indica o site Porvir (2014) “enquanto as crianças se divertem é possível detectar, aprimorar e avaliar características como trabalho em equipe, resiliência, liderança e reação à contrariedade. É nesse momento de descontração que, ao mesmo tempo, possui regras e estratégias, que se consegue colocar os estudantes em situações do mundo real e permitir que adquiram conhecimento por esforço próprio e na relação com os demais colegas”, com um jogo a criança pode aprender a ter confiança e autoestima, ou seja, ela vai entender que perder não é o fim e que deve continuar tentando, ela pode aplicar isso nas atividades de matemática que possui dificuldade, onde ela vai entender que é normal errar e que ela não é burra. Também poderá desenvolver a ética, de acordo com Cristina Tugas (2020) “É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade”, com o jogo a criança entenderá o quanto é ruim trapacear e por qual motivo não deve fazer isso, ela vai entender que trapacear prejudica as pessoas e também as magoa, com isso ela colocará a empatia em prática, ainda segundo Cristina Tugas (2020), a criança tentará entender os sentimentos do colega objetivamente e racionalmente. Com a empatia e a ética é de se acreditar que a criança evitará pescar nos testes e provas, por saber que está sendo injusto com os colegas e saber que está infringindo uma regra da escola.
Com isso concluímos que, é possível aplicar jogos para que as crianças possam adiquirir conhecimentos socioemocionais e que elas possam colocar em prática tanto em campo acadêmico como na vida. Segundo o site Porvir (2014), todas as crianças que adquirem conhecimentos socioemocionais passam a ter notas mais altas pelo fato de passarem a possuir uma grande confiança em si, além de nunca desistirem de tentar aprender e acertar.
Referências:
DIÁRIO ESCOLAR. Site Diário Escolar, 2021. A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais. Disponível em: https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/ Acesso em: 07 de mar. 2021
PORVIR. Site Povir, 2014. Especial: Competências Socioemocionais. Disponível em: https://socioemocionais.porvir.org/ Acesso em: 05 de mar. 2021
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