19 maio 2023

Jogos para o Desenvolvimento Socioemocional das Crianças

    Constantemente vemos os jogos como um passatempo ou algo que atrasará as crianças em seus estudos, mas será que esse pensamento está correto? Por isso, fiz essa pesquisa para vermos o lado positivo dos jogos e como ele pode ajudar nossas crianças para o futuro. 
  De acordo com o site Porvir (2014), provas e testes podem ajudar muito uma criança no parâmetro intelectual, porém só isso não a prepara para a vida, é necessário que a criança aprenda a ter habilidades para controlar suas emoções, para alcançar objetivos, demonstrar empatia e saber criar relações saudáveis, para que isso ocorra deve ser inserido as competências socioemocionais na educação. A partir disso pensamos “Como podemos alcançar isso?” É necessário que o professor saia da sua posição tradicional e estimule discussões que levem a criança a refletir sobre a vida, que a faça se abrir para novas experiências e a ser mais cooperativo com os colegas, para simplificar, podemos dizer que o professor de geografia está dando aula sobre a área rural, ele pode usar esse assunto para ensinar as crianças como ter relações é importante, pois sabemos que para um produtor do campo crescer, é necessário que várias pessoas trabalhem juntas e cooperem. 
    Também é possível aplicar jogos como indica o site Porvir (2014) “enquanto as crianças se divertem é possível detectar, aprimorar e avaliar características como trabalho em equipe, resiliência, liderança e reação à contrariedade. É nesse momento de descontração que, ao mesmo tempo, possui regras e estratégias, que se consegue colocar os estudantes em situações do mundo real e permitir que adquiram conhecimento por esforço próprio e na relação com os demais colegas”, com um jogo a criança pode aprender a ter confiança e autoestima, ou seja, ela vai entender que perder não é o fim e que deve continuar tentando, ela pode aplicar isso nas atividades de matemática que possui dificuldade, onde ela vai entender que é normal errar e que ela não é burra. Também poderá desenvolver a ética, de acordo com Cristina Tugas (2020) “É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade”, com o jogo a criança entenderá o quanto é ruim trapacear e por qual motivo não deve fazer isso, ela vai entender que trapacear prejudica as pessoas e também as magoa, com isso ela colocará a empatia em prática, ainda segundo Cristina Tugas (2020), a criança tentará entender os sentimentos do colega objetivamente e racionalmente. Com a empatia e a ética é de se acreditar que a criança evitará pescar nos testes e provas, por saber que está sendo injusto com os colegas e saber que está infringindo uma regra da escola.
    Com isso concluímos que, é possível aplicar jogos para que as crianças possam adiquirir conhecimentos socioemocionais e que elas possam colocar em prática tanto em campo acadêmico como na vida. Segundo o site Porvir (2014), todas as crianças que adquirem conhecimentos socioemocionais passam a ter notas mais altas pelo fato de passarem a possuir uma grande confiança em si, além de nunca desistirem de tentar aprender e acertar.


Referências:
DIÁRIO ESCOLAR. Site Diário Escolar, 2021. A escola e o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais. Disponível em: https://diarioescola.com.br/competencias-socioemocionais/ Acesso em: 07 de mar. 2021
PORVIR. Site Povir, 2014. Especial: Competências Socioemocionais. Disponível em: https://socioemocionais.porvir.org/ Acesso em: 05 de mar. 2021

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